top of page
Buscar

Danças folclóricas brasileiras- Atividade 3º Bimestre – Sala de LeituraProfessora Neusa Brocco

  • neusabrocco
  • 17 de ago. de 2020
  • 3 min de leitura

Agosto é celebrado no Brasil como o Mês do Folclore Nacional, o quê ? Você esqueceu o que é folclore ? Calma, vamos relembrar :

Toda manifestação cultural e popular (danças populares, festas típicas, lendas, costumes, provérbios e ditos populares) fazem parte da identidade de um povo ou nação e geralmente são passadas entre gerações. Sabe as Festas Juninas ? Fazem parte de nosso folclore! Representa para os brasileiros uma tradição muito importante e que infelizmente não foi realizada neste ano de 2020 por conta da pandemia de Covid-19.

Já ouviu a famosa frase “de grão em grão a galinha enche o papo” ? Essa frase provavelmente já foi dito por alguém mais velho que aprendeu quando jovem através de outras pessoas e assim por diante. Já passou por baixo de uma escada ? Dizem que isso traz azar ! — ou já vestiu determinada cor durante o Ano Novo para atrair determinadas coisas ou respectivas energias ? — Se sim, você tem aqui amostras de como o folclore é presente em nossa vida e não nos damos conta!

Agora que você relembrou , ou aprendeu o que é o folclore, vamos falar sobre uma das partes mais interessantes e cheias de ritmo de nossas tradições, bora mexer o esqueleto e falar de nossas danças típicas:



“Paranauê, paranauê, paranauê , Paraná” Só manja dos "paranauês" quem sabe que isto faz parte de uma cantiga de capoeira, dança e arte marcial afro-brasileira que ganhou o mundo e representa um de nossos mais conhecidos ritmos folclóricos pelo mundo afora.


“Quem não gosta de samba bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé” – Samba da minha terra – Dorival Caymmi


Existem divergências sobre a origem do samba de roda sobre sua total brasilidade (se é algo unicamente brasileiro, mas isso não tem problema), mas uma coisa é fato: o samba de roda faz parte da cultura do Brasil e é apreciado também fora de nosso país, cada estado tem sua maneira de celebrar o samba de roda.





"Pois é, aquele fulano só quer saber de frevo!”

Que seu amigo gosta de festa é provável, mas você sabia que o frevo é uma dança folclórica que faz parte do Carnaval pernambucano?

A dança foi influenciada pela capoeira e mistura influências de vários ritmos.





Olha a cobra! É mentira!”


Sim, você pode até nunca ter dançado quadrilha, mas com certeza sabe que é uma dança tradicional das Festas Juninas (saudades!).






Chimarrita vou cantar Qu'inda hoje não cantei (bis) Deus lhe dê muita boa noite Qu'inda hoje não lhe dei (bis) Chimarrita é uma dança tradicional do Rio Grande do Sul e tem influências europeias devido à imigração, porém tem fortes características brasileiras também e com uma forte tradição nos costumes.



Bumba-meu-boi é um festival, sendo assim não poderia deixar de ter dança, não é mesmo?

Esse festival celebra o mito (lenda) de um boi que ressuscitou, a festa tem uma tremenda importância na cultura brasileira, muito conhecida pela originalidade, pelo festival de cores e pela alegria da celebração.

Os instrumentos musicais usados são as maracás (chocalhos), pandeiros entre outros. A festa do Boi Bumbá acontece em diversos estados do Brasil.



Foi no forró do Zé Galinha em Caruaru Matemos dois soldados, quatro caba E um sargento Compadre Mané Bento só faltava tu”

- Forró do Zé Tatu - Luís Gonzaga


Ah! Então você achava que o forró não era folclórico? Pois, se enganou!

O forró tem diversas vertentes musicais (universitário, pé de serra, etc), mas a dança em sua essência faz do ritmo um dos mais praticados por pessoas de TODAS as idades.

E então que tal pesquisar sobre as danças típicas brasileiras e ver como são praticadas? Ou que tal falar sobre aquela dança típica de algum lugar do Brasil que tem a ver com sua família?


Encaminhe sua pesquisa, atividade (escrita ou desenhada), ou até mesmo seu vídeo falando sobre danças folclóricas e envie para neusabrocco@prof.educacao.sp.gov.br


Até o próximo post !



 
 
 

Comments


13981208710

©2020 por Sala de Leitura Cely Spina. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page